top of page

O que é a Jurema Sagrada atualmente e suas transformações


A Jurema Sagrada é uma religião que vem ao longo do tempo absorvendo outras religiosidades dentro das ritualísticas de terreiro, sem perder o processo de conexão com os encantados.

Um fato interessante é que o Catimbó sofreu grande influência das religiões de origem africana, pois agregou dentro da sua liturgia termos como ebó (oferendas) e epô (óleo de palma). Além disso, com a chegada ao culto de entidades que, quando em vida, estavam ligados à Igreja Católica, estes mesmos trouxeram para dentro da Jurema diversos tipos de rezas e elementos utilizados em outras religiões. Cabe ressaltar que cada pessoa tem um processo místico individual determinado pelo mestre do juremeiro, pois como diz uma cantiga dentro da Jurema Sagrada: “Jurema é um pau encantado, é um pau de ciência que todos querem saber, mas se você que Jurema, eu dou Jurema a você”.

Diante disso, percebe-se que a Jurema é uma religião adaptativas aos novos tempos, porém firme nos elementos basilares junto ao mundo dos encantados que é o cachimbo, o maracá e a fumaça.

Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas possam receber os conhecimentos sobre a espiritualidade.



留言


bottom of page